A importância das técnicas de SEO para um site 

Ei, desligue o Bluetooth quando você não o está usando!
2 de julho de 2018

A importância das técnicas de SEO para um site 

A importância das técnicas de SEO para um site

Descubra porque é importante utilizar as ferramentas do SEO para posicionamento do seu site;

Para obter bons resultados online em um site atualmente, é necessário muito mais do que apenas conteúdos legais e com boa qualidade, os websites precisam de posicionamento estratégicos e ferramentas para que sejam vistos e se destaquem dos demais. Por conta desta necessidade, muitas pessoas aderem ao SEO (Search Engine Optimization) como o próprio nome já diz são técnicas de otimização, que dá uma posição melhor nas páginas na hora da busca do Google ou Bing.

Com o posicionamento melhor, ou seja, com sua página aparecendo nas primeiras posições nos mecanismos de busca, os usuários tende a clicar com mais facilidade nessas páginas para pesquisar o que precisa, fazendo assim com que sua página seja vista.

Utilizando as técnicas de SEO, os resultados orgânicos de busca são otimizados, que nada mais é do que, o link do seu site passa a chamar atenção dos algoritmos de indexação e seu conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google.

Mas afinal o que engloba as técnicas de SEO e quais são elas? 

O SEO contém uma série de técnicas como por exemplo:

  • Título da página;
  • URL (link do site);
  • Descrição (meta description) resumo do que a página aborda;
  • Quantidade de palavras chave contidas no texto;
  • Palavras chave relacionadas;
  • Link building (estratégia de conseguir links para uma página com o intuito de dar mais relevância na internet e nos mecanismos de busca);
  • Entre outros;

Mas para aderir um melhor posicionamento com SEO, não quer dizer utilizar todas as ferramentas existentes e fazer com que seu site fique totalmente enquadrado em toda as técnicas.

O que faz um site realmente bom e otimizado é fazer com que os usuários que o visitem, gostem realmente do conteúdo existente, fazendo um bom tempo de navegação e voltando mais vezes para visita-lo, isso fará com que o Google também ache seu conteúdo interessante.

E na prática qual é realmente a importância do SEO em meu site?

Vamos pensar juntos, quando você vai pesquisar um conteúdo, qual o primeiro lugar que você faz essa pesquisa? Você vai procura em um site de rede social? Ou em uma ferramenta de busca como o Google, Yahoo, Bingo entre outros? Se a resposta for em uma ferramenta de busca, certamente você é como a maioria de outros usuários.

A maior parte de visitas que um site recebe é por um mecanismo de busca, sendo importante dar ênfase para o Google que possui aproximadamente 90% do volume de buscas. Por conta disto é necessário estar sempre ligado quando o Google faz uma atualização em seus algoritmos de classificação.

Sabendo disso, para você estar nas melhores posições dos resultados de busca é fundamental que você utilize de ferramentas do SEO, pois se seu site não estiver bem posicionado, dificilmente atrairá os resultados que você deseja alcançar, ainda mais em um mar imenso de outras páginas buscando alcançar muitas vezes esses mesmos objetivos.

Se minha página não utilizar o SEO ela não será encontrada?

O Google funciona como uma espécie de “mãe online” filtrando através de resultados dos usuários e o que eles procuram, o que é realmente melhor para eles colocando os conteúdos mais relevantes em primeiro lugar. As técnicas do SEO ajudam esse “filtro” do Google a determinar o que é melhor exibir ao usuário.

De qualquer forma, utilizando ou não as ferramentas dependendo do conteúdo de sua página você será encontrado nos resultados, porém isto dependerá muito de seu conteúdo, se seu conteúdo for muito específico é provável que ele seja encontrado nas primeiras páginas exibidas pelo Google, pois as páginas que oferecem o mesmo tipo de conteúdo são em quantidade menor.

Quando a página da sua empresa oferece um conteúdo comum e mais procurado pelas pessoas, é muito mais difícil que sua página apareça logo ali nas primeiras posições de resultados, pois a concorrência é muito mais acirrada, e é nisto que as ferramentas disponíveis no SEO estão dispostas a ajudar você.

Preciso investir em um especialista em SEO ou eu mesmo consigo utilizar?

O universo do SEO é extenso e complexo, maioria das empresas atualmente investe em um especialista na área ou até mesmo em uma equipe completa para ajudar com o engajamento de seus conteúdos online. Porém, em contrapartida existem diversos conteúdo online disponíveis sobre SEO, que podem te fazer entender o conceito e colocar em prática.

Para realizar um trabalho profissional e que realmente alcance resultados nada te impede de começar sozinho a utilizar das ferramentas de otimização, mas para que isto seus resultados sejam medidos devidamente e bem organizados é aconselhável que você obtenha a ajuda de um profissional especializado.

Conclusão

Contudo, a ferramenta SEO é vista como uma das ferramentas para site mais importantes de posicionamento, e ajuda a página de sua empresa a realmente começar a obter resultados positivos online.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo digital